quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Depois de 304 anos São Gonçalo ganhou Museu Municipal para contar sua história.!!!



São Gonçalo do Amarante, a Terra dos Mártires de Uruaçu, intitulada pelo folclorista Câmara Cascudo como o “Berço da Cultura Popular”, finalmente já pode contar com um museu para abrigar a memória e peças que vão contar a história do município. O espaço foi inaugurado na noite de ontem (13) pelo prefeito municipal Jaime Calado, que comemorou a data do seu aniversário de 64 anos entregando obras no município.
A solenidade foi concorrida e contou com a presença da deputada federal diplomada, Zenaide Maia, o vice-prefeito Poti Neto, os secretários Flávio Henrique (Cultura), Alessandro Gaspar (Infraestrutura) e Mada Maia Calado (Extraordinária), representando os gestores municipais, vereadores, autoridades estaduais, artistas, intelectuais e a população que estava ansiosa para conhecer a imponente obra.
O curador do museu, padre André Martins, apresentou a estrutura e fez um apelo para estimular a doação de peças históricas. “O trabalho de mapeamento só começou. Estamos abrindo o museu com um acervo mínimo, mas vamos ampliar o número de peças que contem a nossa história por isso a importância das famílias tradicionais doarem o material, que no museu será preservado”, enfatizou padre André.
A obra do Museu Municipal de São Gonçalo do Amarante foi executada em seis meses, está situado numa área total de 2.280 m² e tem área total construída de 460 m². A estrutura é composta por galeria para exposições temporárias, galeria para o acervo fixo, sala multiuso, área de eventos, estacionamento e quiosque. O investimento de recursos da Prefeitura Municipal foi de R$ 740 mil.
“Talvez não seja possível descrever a felicidade que estou sentindo hoje. São Gonçalo tem 304 anos de história e Deus nos permitiu a honra de participar de mais esse momento histórico. Não estamos entregando apenas um prédio, estamos entregando um espaço que vai contar a história do município, vai relevar a identidade cultural do nosso povo e isso vai ficar para as próximas gerações”, finalizou Jaime Calado.
A programação da solenidade teve ainda o corte simbólico da fita, o descerramento da placa, a apresentação da Banda Municipal, do Coral da Cidade de São Gonçalo do Amarante e o do grupo centenário Boi Calemba Pintadinho, marcando a abertura de mais um espaço dedicado a cultura tradicional sãogonçalense.  

Fotos: Isaías Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário