segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mudanças no RU garantem benefícios do estudante carente.!!!


Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que são usuários do Restaurante Universitário (RU) podem abastecer o cartão do RU para o auxílio da refeição gratuita na tenda armada na entrada da CREDSUPER, no Centro de Convivência do campus central, ou no próprio restaurante.

Essa é uma das mudanças no RU em 2015 e que inicia nesta segunda-feira, 2, o serviço regular para atendimento ao público estudantil de graduação da UFRN matriculado regularmente e com limitações financeiras. Tal auxílio, explica a vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, “é um dos incentivos à permanência do estudante carente de graduação nas instituições federais públicas de ensino superior (IFES), mantidos com recursos do Plano Nacional de Assistência ao Estudante (PNAES).

O PNAES garante condições de igualdade de estudo ao aluno carente, portanto, a refeição gratuita nos restaurantes da UFRN, assim como a moradia em residências universitárias, o auxílio transporte destinado aos estudantes do CERES (campi do interior) e outras formas de bolsa restringem-se a essa parcela da comunidade universitária.

Para ser beneficiário dessa política pública federal de inclusão social, o interessado deve se submeter à seleção da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência (CAPAP) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), mediante critérios pré-definidos em resolução específica. “A triagem comprova a necessidade social do aluno”, emenda a vice-reitora.  

Garantia do benefício

Atualmente, os recursos do PNAES destinados ao auxílio alimentação dos acadêmicos da UFRN que se enquadram nesse perfil garantem as refeições diárias dos usuários do RU durante os cinco dias da semana e a alimentação dos residentes universitários nos finais de semana. Entretanto, denúncia de que estranhos à comunidade universitária usaram o RU fez a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) instalar quatro catracas novas na entrada do refeitório.
A intenção, explicou o pró-reitor adjunto da PROAE, prof. Paulo Campos, “é assegurar ao usuário do RU o benefício de seu direito social, pois o gestor público tem a obrigação de prestar contas da aplicação dos recursos do PNAES”.

Regulação do RU

Na UFRN, benefícios sociais do estudante carente, como o direito à alimentação com recursos do PNAES, estão previstos em resoluções internas, conforme as regras do PNAES. As resoluções, expôs o pró-reitor adjunto, “espelham a aplicabilidade e o controle sobre os recursos públicos destinados ao estudante carente”.

Os Restaurantes Universitários da UFRN funcionam diariamente e oferecem três refeições de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos, feriados e período de férias, somente aos alunos residentes que justifiquem sua permanência na universidade. Regras referentes ao horário de refeições e valores, uso do cartão, identificação do usuário perante o refeitório, entre outros, constam da Resolução n. 21/2012, do Conselho Superior de Administração-CONSAD, documento que aprova o Regulamento dos Restaurantes Universitários da UFRN.

Sem comentários:

Enviar um comentário