Willians, como é conhecido mora em Boa Cica Distrito de Touros, é natural de João Câmara, cidade onde graduou Licenciado em História, no ultimo dia 11 de Janeiro de 2012, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Ocasião essa que recebeu do Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a Medalha de Mérito Acadêmico, como aluno Laureado da Universidade, pelos trabalhos de Extensão, Pesquisa e Índice Acadêmico-IRA (9,2), realizados durante o Curso de Graduação na referida Instituição de Ensino Superior -IES. Seus estudos de graduação sempre foram voltados para História Local, sendo que o seu principal trabalho foi a sua Monografia, cujo titulo da obra é “A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DO MARCO DE TOUROS (1928-2010)”. Nessa obra conduzida sob a Orientação do Prof. Ms. Marcilio Falcão-UERN-UFC, o estudioso mostra no arcabouço da sua obra a discussão sobre como o Padrão de Posse portuguesa conhecido na historiografia brasileira como o Marco de Touros, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional com o nome de Marco Quinhentista chantado em Ubranduba, atual Praia dos Marcos, litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte em 1.501, em decorrência da cerimônia de posse dos lusitanos nas terras “recém-descobertas”, com caráter religioso secundário, ou seja, profano, configurou-se na mentalidade e no imaginário das pessoas de Cauã, Morros dos Paulos, Morros dos Martins e Praia dos Marcos em um símbolo sagrado de devoção popular, capaz de curar as doenças do corpo das pessoas que o cultuava com o nome de “Santo Cruzeiro dos Marcos”. Enfatiza ainda, como os intelectuais através de suas políticas se apoderam desses cultos religiosos ao Marco para sobre suas óticas escreverem suas “verdades” e retirá-lo de seus devotos, dando ao Marco apenas status de Patrimônio Histórico, esquecendo todo legado cultural religioso que o mesmo representava para as pessoas locais. Neste sentido, o autor se ancorou nas contribuições de autores locais como Nilson Patriota (2000); Oswaldo de Câmara Souza (1981); Luis da Câmara Cascudo (1934). Do ponto de vista teórico histórico seu trabalho fundamentou-se nas obras de Patrícia Seed (1999); Peter Linebaugh e Marcus Rediker, (2008); Mircea Eliade (1991-92); Ronaldo Vainfas (1997). Portanto, o titulo “A construção simbólica do Marco de Touros” apresenta-se como forma de verificar o legado cultural, religioso, e histórico que Marco de Touros representa ao longo dos tempos, superando, o modelo de História tradicional escrita pelos intelectuais do Estado do Rio Grande do Norte que ao discorrerem sobre o Marco, davam a sua História uma única verdade. No entanto, destaca-se que na conjuntura atual da historiografia, o conhecimento histórico está sempre em processo de construção, com isso não se pode atribuir a história apenas uma vertente. Logo, é a partir da Nova História Cultural que este estudo está relacionado às tentativas de compreensão mais aprofundadas sobre, os ritos, as práticas, as mentalidades, o imaginário coletivo, em torno do Marco de Touros. Assim, essas são partes preciosas para se compreender o aspecto místico religioso em volta da “Pedra Colonial”, que tem sido marginalizada pelos pesquisadores, que veem o Marco “apenas” como símbolo político. Analisar o Marco por esse prisma, não implica menosprezar as obras existentes sobre a “pedra”, mas implica, sobretudo, dar uma nova conotação a história do Marco de Touros. Nela o historiador ressalta “o cerne da narrativa historiográfica tem a finalidade de mostrar a versão das pessoas que foram marginalizados pela a História Positivista, cristalizada como oficial”.
Fato curioso é que Willians, iniciou a sua vida acadêmica em 2007, no Curso de Graduação em Serviço Social, mas acabou desistindo, pois queria cursar História, ou seja, torna-se historiador. Segundo o mesmo sempre teve uma paixão pela história, principalmente pela história de Touros, a partir do escritos do memorialista Nilson Patriota. E na sua trajetória de universitário, obteve de alguns de seus colegas de turma o carinhoso apelido de garoto 9,5. E em Touros pessoas o chamam de novo Nilson Patriota, porém ele enfatiza “sou admirador das obras do memorialista e literário Nilson Patriota, porém não tenho a pretensão de ser o prodigioso Nilson Patriota, visto que as pessoas são singulares, ele conquistou espaços inimagináveis e eu busco os meus espaços”. Vale ressaltar, que o trabalho monográfico acima citado foi o único a receber a nota máxima, quer dizer, nota 10,0. Esse trabalho segundo o acadêmico é importante “pois mediante as observações e análises realizadas por meio do referencial teórico e das oralidades, constata-se que este conhecimento não pode ficar restrito as discussões nas academias, e nem nos meios culturais do estado. Mas, sobretudo, que seja disseminado para as pessoas do Brasil de modo específico aos norte-rio-grandenses. Especialmente para as Instituições de Ensino dos Municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. Esses que muitas vezes só trabalham a história do Marco de Touros por ocasião de datas comemorativas como emancipações políticas”. E acrescenta “assim, sendo esse intercâmbio feito através dessa produção poderá proporcionar ao nosso povo, um fato encoberto pela história local”.
Atualmente o historiador Willians, é aluno do Curso de Pós-Graduação em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial). Nesse Curso, seus estudos são voltados para a questão do Associativismo Local “ASSOCIATIVISMO DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE TOUROS-RN”. Também na UFRN, Willians, participa do Projeto OASIS (Incubadora Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias) de Extensão Interveniência Universitária. Sob a Coordenação do Professor Dr. Washington José de Souza.
Conforme o Professor Willians, o mesmo esta empenhando em mais um Projeto de Pesquisa para Apresentar as próximas seleções de Mestrado da UFRN e UFCG. Nesse projeto, Willians revelou que será um aprofundamento do trabalho de graduação Nesse sentido, ele destaca “julgamos ser necessário a realização de pesquisa mais profícua a cerca da temática. Então o estudo de determinado aspecto desta instituição em um trabalho cientifico de Pós-Graduação em História, seria extremamente esclarecedor mostrar e descortinar como as pessoas transformaram uma “pedra” profana e um espaço sagrado de devoção popular. Destarte, sentimos a necessidade de identificar as dimensões de poder que envolve o aspecto religioso. Assim, contribuir com um material teórico baseado em uma nova abordagem histórica que possibilite os acadêmicos e ao mundo científico informações adicionais para o estudo do tema na academia entre outros espaços de estudos. A relevância social, esta relacionada justamente a tentativa de proporcionar ao povo potiguar, especialmente as gerações mais jovens um conhecimento histórico provavelmente antes inexistente sobre a história local. Não podíamos deixar de mencionar que existe um interesse pessoal nosso de Adquirir uma bagagem teórica do tema abordado, aumentando nossos conhecimentos de desenvolvimento do projeto de pesquisa”.
Diante das informações elencadas em nosso (site) o historiador, revelou que tem um grande desejo “o conhecimento deve ser disseminado para toda sociedade, ela não deve ficar enclausurado nos porões ou nas discussões acadêmicas, por isso desejo a partir do nosso trabalho monográfico publicar um livro, pois o seu histórico não pode ser estrangeiro ao seu povo,”. E justifica “o processo de construção do saber histórico local parte do interesse do historiador/pesquisador pela busca de descortinar aquilo que sempre foi passado como verdade absoluta (...) dessa forma, a história vem a contribuir para com o saber local, que, através de seu monumento colonial, atesta que o Brasil nasceu para o conhecimento de outras nações ali, na Praia de Touros”. Para ressalta que publicar o livro no Brasil, não é fácil, portanto será um desafio tornar esse sonho uma realidade.
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