terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Na série Desafios Contemporâneos do Café Filosófico CPFL apresentado aos domingos na TV Cultura, a filósofa Viviane Mosé falou nesse domingo sobre desafios da Educação. A palestra foi produzida em 2009. Já veiculada na Café Filosófico, foi reprisada nesse domingo.

O tema é sempre atual e Viviane fala sobre a escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares e da distância da escola da vida real dos alunos. A filósofa defende a urgência do professor tornar-se um aprendiz e de como o aluno de hoje, que tem facilidade de acesso ao conhecimento, precisa, não do professor que “ensina”, por que não se ensina a quem não quer, não tem interesse ou não pode aprender mas, do estímulo desse professor para a busca do conhecimento.

Concordo com ela: A escola tem que preparar para o mercado de trabalho sim, mas não está preparando, por que não prepara para a vida, não prepara para gerar sujeitos afetivos e capazes de estarem consigo mesmos; em lugar disso, continua trabalhando na geração de sujeitos passivos, incapazes de criar sua própria produção. E como irá viver a criança de hoje quando se tornar adulto num modo de produção com as transformações que estão acontecendo?

Sem comentários:

Enviar um comentário