Academia de Letras de Brasília comemorará 30 anos com banquete. Luiz Solano, da Academia de Letras e Artes do Planalto, receberá medalha
A Academia de Letras de Brasília completará no dia 19 de março 30 anos de fundação. O aniversário será comemorado em duas ocasiões, ambas no Parlamundi (Legião da Boa Vontade), na 915 Sul, Lote 75. Dia 19, segunda-feira, às 19 horas, no Auditório José Paiva Netto, serão entregues medalhas comemorativas e haverá o lançamento de livro comemorativo e obliteração de selo comemorativo (ECT).
Dia 20, terça-feira, desta vez no Auditório Austregésilo de Ataíde, a partir das 9 horas, Murilo Mello Filho, da Academia Brasileira de Letras, proferirá conferência, seguida da outorga de medalhas comemorativas aos acadêmicos, presidentes de academias e personalidades do mundo literário e cultural de Brasília - entre os quais o colunista deste blog, Luiz Solano, O Repórter do Planalto -, e homenagens in memoriam, após o que será oferecido banquete de confraternização.
LUIZ SOLANO - Jornalista paraense natural de Abaetetuba, Luiz Solano, conhecido como O Repórter do Planalto, é membro da Academia de Letras e Artes do Planalto (Luziânia-GO); do Instituto Histórico e Geográfica do Distrito Federal; da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); do Sindicato dos jornalistas no Distrito Federal e da Federação Internacional de Jornalistas; pioneiro de Brasília (chegou à capital federal, em 1959); Cidadão de Brasília, título outorgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; e recebeu a Medalha do Mérito Buriti, a Medalha do Mérito Brasília, a Medalha do Mérito Alvorada, a Medalha do Mérito Tiradentes, a Medalha do Mérito Dom Pedro II, a Medalha do Mérito da Polícia Civil do DF e a Medalha da Segurança Pública do DF.
Solano, que já foi decano dos jornalistas do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, é também Cidadão Honorário do Estado de Sergipe; Cidadão de Lagarto e de Riachão do Dantas (Sergipe); Cidadão de Touros (Rio Grande do Norte); Cidadão de Luziânia (Goiás); e Cidadão de Baião e de Mocajuba (Pará).
O veterano jornalista cobriu a guerra do Golfo e a guerra entre Irã e Iraque, e foi o único jornalista ibero-americano a entrevistar Saddam Hussein. A marca O Repórter do Planalto foi criada pelo radialista paraense Ronald Pastor, em 1972, pois Luiz Solano cobriu o Palácio do Planalto durante vários governos.
Com 72 anos de idade, Luiz Solano continua em plena atividade, escrevendo para vários blogs - incluindo este DF-GOIÁS – Zona Metropolitana de Brasília -, e participando do programa Sergipe em Debate, comandado pelo jornalista Messias Carvalho e levado ao ar, todos os dias, das 6 às 8 horas, na TV e rádio AM e FM Aperipê, de Sergipe, com transmissão ao vivo diretamente de Brasília.
Sem comentários:
Enviar um comentário