terça-feira, 22 de outubro de 2013

CAURN incentiva prevenção ao câncer de mama.!!!!

A campanha do "Outubro Rosa" já faz parte do calendário mundial. Todos voltam suas atenções para a prevenção ao câncer de mama, que é uma doença muito comum entre as mulheres. Para se ter uma ideia, em 2013 a expectativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que pelo menos 52.680 mulheres descubram a doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Diante de números tão grandes, a CAURN incentiva suas associadas a realizar o auto-exame das mamas.
Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mema é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).
Para evitar problemas maiores com a doença, o melhor remédio é a prevenção. Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. 
Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário