Estreia na terça-feira, 04 de fevereiro, no Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN), “O Eixo da Vida”, uma exposição que convida o visitante a empreender uma investigação sobre a gama de informações, fatos, processos e mecanismos que regem a biologia, com a proposta de permitir descobrir, quão acessível é a ciência da vida à luz do sistemático pensamento evolucionista.
“O Eixo da Vida” já foi exibido duas vezes antes, rendendo grande sucesso de público e crítica, na ocasião da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) & CIENTEC 2010 e durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do mesmo ano. Nesta sua 3ª edição, a exposição consolida a parceria entre dois museus da UFRN; o Museu de Ciências Morfológicas (MCM) e o Museu Câmara Cascudo (MCC), possibilitando um intercâmbio de ações educativas visando seus objetivos de extensão e divulgação científica.
Exemplares vivos de plantas carnívoras; réplica do crânio de um Archaeopteryx, famoso fóssil que apresenta características mistas de ave e de dinossauro carnívoro; fósseis reais de mamíferos pré-históricos; esqueletos; animais taxidermizados; coleções de insetos - são algumas das atrações tradicionais, que fazem muito sucesso junto ao público.
A exposição estreia ainda com algumas novidades: O formigário mostra a organização social das formigas e é uma peça utilizada para análises sobre a origem do comportamento social dos animais; Uma variedade de pombos empalhados retratam aqueles que eram utilizados como objeto de pesquisa de Charles Darwin em seus estudos sobre a domesticação de espécies; A Réplica do crânio da preguiça gigante sugere as impressionantes dimensões do mamífero pré-histórico de cinco toneladas, que viveu no RN há aproximadamente 10.000 anos.
Um dos destaques são os painéis do ilustrador científico Rafael Nascimento, que está produzindo e cedendo com exclusividade para a exposição pranchas em aquarela de grupos de aves que vivem nas Ilhas Galápagos, um trabalho parceiro e de grande valor científico e artístico, que ao estilo naturalista do século XVIII, mistura aquarela e arte digital ilustrando a biogeografia de ilhas.
A exposição permanece em cartaz até maio no MCC que está aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 09h às 17h00. O valor de entrada é de R$ 02,00 (inteira), exceto para turmas de escolas públicas que não pagam entrada. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar sua visita pelo telefine 3342-4912.
SERVIÇO
SERVIÇO
Exposição: O Eixo da Vida
Quando: A partir do dia 04 de fevereiro de 2013
Onde: Museu Câmara Cascudo/UFRN - Setor de Exposições - Avenida Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol – Natal, RN – Estacionamento próprio.
Quando: A partir do dia 04 de fevereiro de 2013
Onde: Museu Câmara Cascudo/UFRN - Setor de Exposições - Avenida Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol – Natal, RN – Estacionamento próprio.
Sem comentários:
Enviar um comentário