segunda-feira, 16 de junho de 2014

Diretor do Instituto do Cérebro publica comentário na revista Nature.

Diretor do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o professor Sidarta Ribeiro assina comentário em número especial da revista Nature, um dos mais reconhecidos periódicos científicos do mundo. O texto foi publicado na edição dessa quarta-feira, 11, dedicada à Ciência na América do Sul.

O artigo do docente da UFRN compõe o caderno "Arquitetos da Ciência sul-americana". A seção reúne opiniões sobre as políticas públicas para a pesquisa científica no continente, emitidas por dez estudiosos locais aos quais a revista chama de "líderes da pesquisa" na região.

Em seu comentário, Sidarta Ribeiro elogia o aumento dos investimentos em pesquisa no Brasil, mas critica os métodos de avaliação da produção científica no país, que, segundo o professor, se concentram mais na quantidade de estudos do que na qualidade do que é investigado. "O sistema de avaliação encoraja os pesquisadores brasileiros a publicar o máximo possível, sem importar-se com o impacto internacional de suas pesquisas", escreve.

A edição da Nature dedica-se a traçar um panorama sobre a Ciência na América do Sul e aproveita como gancho a realização da Copa do Mundo no Brasil. Na chamada de capa, o periódico compara o quadro da pesquisa no continente à imagem do céu durante a noite: bastante escura mas, vista de perto, dotada de pontos brilhantes. O especial, em inglês, pode ser lido no endereço: http://www.nature.com/news/specials/southamerica-1.15370.

Sem comentários:

Enviar um comentário