quarta-feira, 18 de junho de 2014

MCTI credencia Metrópole Digital à execução de atividades de pesquisa.

Uma resolução do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira, 5, amplia o credenciamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como instituição habilitada à execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Até este ano, a UFRN estava credenciada através do Departamento de Engenharia de Computação, porém, a partir dessa resolução, participam também o Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Departamento de Engenharia de Materiais.

A Lei de Informática prevê a isenção fiscal para as empresas de desenvolvimento de bens e serviços de informática e automação que dedicarem 5% de seu faturamento para instituições com pesquisas e desenvolvimento de produtos nessa área. O IMD enviou solicitação de cadastrado no final de 2013 e em fevereiro de 2014 recebeu a visita técnica do CATI/MCTI, que considerou o Instituto apto a apoiar as empresas de pesquisa e inovação.

A partir de agora, esses setores da UFRN possuem uma nova forma de receber recursos de empresas privadas para desenvolver projetos e pesquisas para as mesmas, de acordo com o professor Anderson Paiva, gerente da incubadora Inova Metrópole. Para o IMD, disse ele, vai significar um grande incentivo à pesquisa, pois “essa nova fonte de recursos poderá ser investida na contratação de recursos humanos (profissionais e bolsistas), compra de equipamentos e construção de laboratórios”, frisou.

O professor Charles Madeira (Inova/IMD), acha que, com esse credenciamento, cria-se um círculo virtuoso: o investimento da empresa vai financiar um estudo, que vai gerar conhecimento e produtos para a empresa, cujo lucro será reinvestido em pesquisa, conforme prevê a lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário