quarta-feira, 15 de abril de 2015

Evento reuniu mostras culturais de São Gonçalo e China.!!!



O Teatro Municipal recebeu na manhã desta terça-feira (14) a III Mostra Cultural da China. O evento já faz parte do calendário cultural do município em comemoração a primeira Emancipação Política de São Gonçalo, ocorrida no dia 11 de abril de 1833. O prefeito Jaime Calado esteve presente juntamente com os vereadores Raimundo Mendes, Geraldo Veríssimo e Valda Siqueira, os secretários Flávio Henrique (Cultura), Leonardo de Paula (Desenvolvimento), Gisele Moura (adjunta Desenvolvimento) e Mada Maia Calado (Extraordinária), além de outros secretários municipais.    
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Cultural Dona Militana e Secretaria de Comunicação e Eventos, a mostra apresentou aos estudantes da rede pública de ensino as culturas da China e de São Gonçalo com apresentação da Banda Municipal, Boi Calemba Pintadinho, alunos de Mandarim do programa Fala Mais, demonstração de Kung Fu, exposição de trabalhos dos alunos através de mosaicos, com ênfase na cultura chinesa e de São Gonçalo, além do curso de gastronomia milenar para representantes de restaurantes locais. 
“É com enorme satisfação que estamos mais uma vez mostrando um pouco da nossa cultura. O programa Fala Mais oferece um aprendizado da língua chinesa, através desse programa podemos mostrar a cultura chinesa, fico muito grato em repassar o meu conhecimento aos alunos” disse Geng Chu Bo, professor de Mandarim do programa Fala Mais. 
O gestor municipal, Jaime Calado, relembrou a história da I Emancipação Política do Município e falou da importância do evento. “O nosso município é uma das cidades mais antigas do estado e tem muita história para contar. Esse evento faz parte das comemorações da independência de São Gonçalo que realizamos há três anos. O Brasil e a China são países totalmente diferentes um do outro, e é por isso mesmo que essa mistura de culturas tornou o evento ainda mais interessante.” afirmou. 
Ao final das apresentações os representantes dos restaurantes que acompanharam a Oficina Gastronômica da China receberam certificado de participação e todos os participantes do evento puderam degustar da culinária oriental com pratos feitos durante a oficina.

Por Marília Costa
Fotos: Isaías Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário