quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A União Euro peia ganha o prêmio Nobel da Paz 2012

O prêmio Nobel de Física foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland
Por: Luciana Patriota //
De Frankfurt/Alemanha
Foi na condição de presidente e representante da comissão da (UE) União Europeia, que o português João Manuel Barroso, recebeu nesta sexta-feira (12), o prêmio Nobel da Paz de 2012. Segundo o comitê Nobel norueguês, „ A UE contribuiu durante mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, bem como o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos”.
Não é difícil entender por que a União Europeia ganhou tal reconhecimento, quando se faz uma retrospectiva dos últimos trezentos anos de história. O continente que viveu três guerras durante o período de um século, goza hoje ( apesar da crise econômica) com seus 500 milhões de habitantes, de liberdade, segurança e relativa igualdade social e de direitos. O Paraíso de europeus e estrangeiros, tornou-se símbolo de inspiração para cidadãos e líderes políticos de todo o mundo.
O prêmio Nobel de Física foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland, por métodos experimentais que possibilitam a manipulação de sistemas quânticos.; o Nobel de Medicina, receberam o inglês John B. Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka, pelo rejuvenescimento de células maduras. O Nobel de Química laureou os americanos Robert Lefkowitz e Brian Kobilka, pelo mapeamento de uma família de receptores que ajudam células à responderem a sinais externos, e assim, serem fabricados melhores medicamentos com menos efeitos colaterais.

Sem comentários:

Enviar um comentário