Foi aberta nesta quarta-feira à noite, dia 17, no Hotel Praiamar, a 52ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), evento que discute como tema central o PNAES 2007-2011: uma avaliação necessária.
O evento comemora também o seu Jubileu de Prata ( 25º ano de realização), e promove a discussão a partir da articulação entre as Instituições de Ensino Superior (IES), na busca do estabelecimento de uma política nacional dirigida à comunidade universitária.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), o Professor Amaro Henrique Pessoa Lins. Além do secretário, a solenidade recebeu diversas autoridades, entre elas, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, a vice-Reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire Ximenes, entre outros.
Também estiveram presentes na cerimônia, o Coordenador Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, Fabrício Carvalho, o Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, a Pró- Reitora de Assuntos Estudantis (PROAE) da UFRN, a professora Janeusa Trindade, além de representantes do governo Estadual e Municipal.
A Reitora da UFRN falou da importância de uma boa política de assistência estudantil, para um melhor desenvolvimento dos estudantes dentro dauniversidade. “É fundamental articular as ações assistenciais ao processo educativo. Para que a universidade brasileira forme cidadãos qualificados e comprometidos com a sociedade e com a sua transformação, deve assumir as questões sociais no seu cotidiano, tornando-se espaço de vivência e de cidadania”.
Discussão
Ainda na quarta-feira, à tarde, ocorreu um Painel com o Procurador Geral da Universidade Federal de São Paulo, Thomas Augusto Ferreira de Almeida. O tema abordado foi o controle interno e externo da administração e a responsabilidade do gestor público.
Durante a exposição do assunto, Thomas explicou a função e finalidade de cada órgão de controle que atua na gestão de uma universidade federal, como a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério Público da União (MPU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
O Procurador falou da importância do controle dos gastos dentro de uma universidade, “a justificativa dos gastos dentro da assistência estudantil é vital para mostrar transparência dentro da instituição e para toda a sociedade”.
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Secretário do MEC participa da abertura do FONAPRACE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário