sábado, 2 de agosto de 2014

Editora da UFRN lança edição revisada de livro de Câmara Cascudo.!!!


O professor Humberto Hermenegildo, do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou a proposição para que a UFRN conceda ao historiador e folclorista Luiz da Câmara Cascudo o título de Patrono da UFRN.  Pesquisador da obra cascudiana e de outros autores potiguares, Humberto Hermenegildo é o coordenador do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Riograndenses.

A proposição do pesquisador foi feita por ocasião do lançamento do livro “Prelúdio e Fuga do Real”, realizado nesta quarta-feira, 30, na Galeria Conviv’Art, no Campus da UFRN. Ele disse ser a homenagem justa e meritória, e propõe que o acontecimento seja daqui a dois anos, no aniversário de 30 anos do falecimento do historiador, ocorrido em 30 de julho de 1986.

Sobre a atual edição de “Prelúdio e Fuga do Real” considera que houve uma correção de erros da primeira edição, lançada em 1974 pela Fundação José Augusto.  Segundo ele, o trabalho começou há bastante tempo, quando a proposta foi submetida à apreciação da Editora Universitária. Além disso, agradeceu a dedicação de outros pesquisadores, como Fátima Dantas e Nelson Patriota, que possibilitou “uma revisão cuidadosa e completa, ‘vip’ como Cascudo merece”.

O jornalista Nelson Patriota, considera o livro “um trabalho muito pessoal do escritor”, apresentando diálogos imaginários e revelando uma faceta filosófica pouco conhecida de Câmara Cascudo. Sobre o texto atual, disse que é resultado de um esforço coletivo, do qual se orgulha ter participado.

A reitora Ângela Paiva, que atua na área da Filosofia, discorreu sobre o texto apresentado em “formato convidativo”. A reitora destacou o compromisso da Instituição com o legado cultural e artístico do Estado do Rio Grande do Norte e revelou que outros lançamentos e eventos estão previstos para o ano de 2014, que poderão ser lembrados como o Ano da Cultura na UFRN. O livro foi realizado em um trabalho de parceria entre as editoras EDUFRN e Global.

Sem comentários:

Enviar um comentário