segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SE O ESTADO ESTIVER PROTEGIDO, FICA DIFÍCIL SUCUMBIR A UM MAU GOVERNANTE!



O Rio Grande do Norte está em frangalhos. É preciso consertar o que está errado e botar o carro para andar. Dá trabalho. Não vai ser fácil. Ninguém tem a receita certa, mas, é inegável que, ficar só de conversa, sem partir para a ação, não vai adiantar. Então, temos que ter uma estratégia básica, um alicerce, e começar a agir. Minha sugestão básica é: Proteger o Estado.

Precisamos tornar o Estado o mais imune possível a um Governo incompetente ou mal intencionado. SEJA ELE QUEM FOR E EM QUE ÉPOCA FOR. Dessa forma, os próximos "mandatários” terão dificuldades em repetir mazelas, desleixos e vícios que historicamente assistimos no RN.

Precisamos criar mecanismos para fortalecer o Estado e diminuir o poder dos políticos que ocupam cargos públicos.

Sem esse alicerce de proteção, não vamos avançar.

Pois bem. O que fazer? Criar regras para valorizar o Estado, seus servidores e a população.

Alguns projetos que aprovamos em 2013/2014 na Assembleia Legislativa.

1 – Fim de uso do dinheiro público para criação de marca e slogan de governos temporários.
Já foi aprovado. Já é lei. Se não for cumprido, o próximo governador pode ser denunciado, processado e ficar inelegível.

2 – Fim de fotografia de governador nas paredes das repartições. Parece bobagem. Eu sei que tem gente por ai achando que é bobagem. MAS NÃO É.

Cada foto de Governador colocada nas paredes dos prédios públicos carrega uma mensagem cruel para sociedade: “esse é o dono do Estado, é aquele ao qual devemos nos curvar, é o poderoso, vamos idolatrá-lo”. O Rio Grande do Norte pertence a seu povo, chega de Reis e Rainhas!

3 - Criamos o princípio da eficiência na gestão pública. Agora, juridicamente, um governador que exercite a incompetência pode ser defenestrado do cargo.

4 - Atualizamos a Constituição, que estava errada. Pôxa! Se a Constituição, que é o alicerce, estava errada, que dirá o restante.

Sem comentários:

Enviar um comentário