segunda-feira, 9 de março de 2015

Pós-graduação realiza minicurso sobre Antropologia da noite.!!!


O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN) vai realizar o minicurso “Antropologia da noite: metodologia, resultados e propostas transdisciplinares”. O evento acontece a partir desta terça-feira, 10, até o dia 12 de março, das 9h as 12h, no Setor de Aulas 2, sala C5.

O curso será ministrado pelo professor Jacques Galinier, da Universidade Nanterre, França, e vai se basear em várias disciplinas das Ciências Sociais e nos protocolos da Neurofisiologia do sono e dos sonhos.

O objetivo do evento é explorar por meio de descrições e interpretações os acontecimentos do espaço-temporal entre o por do sol e o amanhecer, a partir de um ponto de vista cultural ameríndio do México.

Na programação do minicurso serão abordados os seguintes temas: O objeto noite: um desafio para a etnografia e Topografias da escuridão: limiares e transições; O corpo noturno: propriedades, simbolismos e dormir, sonhar, devorar: estatística e dinâmica; O chama, regulador dos eventos noturnos e Noite e cosmos.

O Programa do evento e os textos de apoio são disponibilizados no seguinte endereço: https://docs.google.com/document/d/12uAM2B2WWBh6r4lY4PeGjyVDAuAYl1wPUM9yOoCgcM0/edit. Mais informações no site: http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgas.

Sem comentários:

Enviar um comentário