segunda-feira, 6 de abril de 2015

Posse do novo ministro da Educação mobiliza reitores das IFES


A posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na manhã dessa segunda-feira, 6, no Palácio do Planalto, levou os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a Brasília, entre eles, ngela Maria Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na ocasião, gestores públicos e políticos ouviram a presidente Dilma Rousseff dizer que, mesmo diante do ajuste na economia nacional, a área da Educação não será afetada. Lideranças políticas de vários estados, como o Rio Grande do Norte, de entidades de diferentes correntes de pensamento do mundo acadêmico e da comunidade educacional do país prestigiaram a posse e a transmissão de cargo do novo ministro da Educação.

A presidente externou confiança no trabalho do professor da USP, Janine Ribeiro, à frente da educação nacional, colocando-o como “um comandante da transformação na educação do país”. “O professor Janine é um pensador e um apaixonado pela educação, capaz de consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora e de cumprir os principais eixos do Plano Nacional de Educação (PNE)”, disse Dilma Rousseff. Na oportunidade, ela citou nomes da educação brasileira, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Darcy Ribeiro.

Perfil

Filho de Araçatuba, interior de São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina Ética e Filosofia Política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009. Também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2004 a 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário